domingo, 28 de Abril de 2024  06:14
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Puré de Batata

Puré de Batata

Cozer as batatas. Passar no passador e juntar o leite quente com manteiga e um pouco de noz-moscada tudo misturado. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
11-05-2013

Aveiro-Fátima por trilhos de fé e tradição



O Diário de Aveiro acompanhou os primeiros passos da peregrinação de um grupo que decidiu enfrentar a estrada rumo ao Santuário de Fátima. A partida foi em Esgueira, na quinta-feira, 9 de Maio. O destino, esse, esperam avistá-lo no domingo, véspera do 13 de Maio.
Às 21.30 horas, ainda ninguém estava no local marcado. A hora da partida ia ser adiada, era óbvio. André Oliveira foi o primeiro a chegar. “Estamos um pouco atrasados. Há um grupo que já vem a caminhar desde Cacia, quando eles chegarem arrancamos.”
A espera é feita de conversas a recordar peregrinações anteriores. A partilha de experiências ajuda a passar o tempo. E a enganar a ansiedade.
O plano está traçado: “Hoje vamos caminhar até Quiaios, cerca de 54 quilómetros.Dormiremos umas horas e depois seguimos até Barracão, onde vamos passar o segundo dia. Esperamos chegar ao Santuário no domingo, de manhã.”

“Já só faço aos bocadinhos”
Maria Paiva é o elemento mais velho do grupo. Tem 73 anos, “quase 74”, lança em tom justificativo. Encontramo-la sentada na da carrinha de apoio. O cabelo curto, todo grisalho, condiz com a voz terna da experiência. “Já só faço isto aos bocadinhos. Por inteiro já não aguento”, lamenta.
Mas o espírito mantem-se. Tirando o cobertor que lhe cobre as pernas, o equipamento é igual ao dos outros peregrinos. Apesar de ir na carrinha, a D. Maria não dispensa o colete reflector. Talvez a ajude a sentir-se parte integrante do grupo. “Fiz esta caminhada oito ou nove vezes. Este é o segundo ano que vou assim. Aqui há uns tempos tive um problema na coluna, e já não consigo fazer o caminho todo”, continua.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®